terça-feira, 20 de agosto de 2013

BASES PARA RECONSTRUÇÃO DE UMA VIDA PLENA


Texto base: Mateus 7:24-27

 INTRODUÇÃO
Todo o empreendimento precisa ser planejado, passo a passo, de forma gradativa, talvez você tenha um grande projeto, na área pessoal, espiritual, familiar, sentimental, profissional e ministerial, e é exatamente, pelo fato de ter uma grande importância para você, ou para quem quer que seja, será necessário, e é preciso desenvolver um método eficaz que gere os resultados desejados. Mas precisa-se levar em consideração como cristãos que somos termos no mínimo a sensibilidade de estar em sintonia com Deus e nos preocuparmos com sua vontade, pois se andarmos na direção do Senhor, mesmo que tenhamos provações vamos prosperar. Talvez sua vida esteja toda desajustada, precisando de uma reconstrução urgente; você precisa parar, tomar uma posição, rever seus conceitos e não só ver os problemas, mas tomar atitudes em Deus, para que seja reescrita uma nova história em sua vida. Vamos ver a seguir alguns princípios espirituais importantes, que podem nos ajudar a melhorar nossa visão e nos orientar através dessa reflexão. Quais são bases para a reconstrução de uma vida plena?
Unidade: Gr, Koinonia, comum, ou concordados, Tanto no pensar, como no agir .

 1º UNIDADE PLENA:

“A unidade gera bênçãos na vida dos que estão próximo da gente”.
Exemplos:
Moisés e Arão, Ex 4:14,16
Mesmo sendo irmãos, cada qual com suas habilidades e limitações, o próprio Deus os aproximou mais ainda, quando da dificuldade de Moisés no se comunicar, seu irmão tendo mais facilidade em falar assume a responsabilidade de conversar com Faraó, em lugar de Moisés.
A) Pensar: Mt 18:18, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19, Ainda vos digo mais que se dois de vós sobre a terra concordarem em pedir alguma coisa, ser-lhes-á feita por meu Pai que está nos céus.
B) Caminhar: Andarão dois juntos se não estiverem de acordo, Am 3:3;
C) Enfrentar os desafios: Se um cair o outro o levanta, Ec 4:9-10;
E) Unidade plena: Jesus, disse eu e o pai somos um, Jo 10:30;
“Pensar juntos, caminhar, enfrentar os desafios, só é possível quando a unidades for plena”.

2º FOCO:

“Sinônimo de meta e objetivo”.
Exemplos:
Josué e Calebe, Nm 14:30
A missão de espiar a terra da promessa, representava mais do que estar pisando no terreno inimigo, era uma ordem expressa do próprio Deus,pois por fé pertencia a seu povo, mesmo que venha custar a vida ,portanto mais do que trazer os frutos, seria estimular a entrada do povo,fato este relatado com detalhes  de grande ânimo, por estes dois homens, que enxergaram  além dos olhos as bênçãos prometidas,mas,sendo necessário estratégias,foco,ação ,planejamento e objetivos para vencer os obstáculos.
A) Planejamento:
Lc 14:28-30.Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que a acabar?
B) Ação: Eles tinham plena consciência do que Deus lhes tinha prometido; o foco: terra da promessa. Para que possamos reconstruir ou construir nossos sonhos, precisamos manter o foco no nosso objetivo. O diabo vai tentar de todas as maneiras tirar o nosso foco, ele vai tentar colocar dificuldades e situações adversas para que percamos o foco e assim não alcancemos o nosso objetivo.Quando Moisés enviou 12 homens para espiar a terra que o Senhor tinha dito que daria ao povo de Israel, apenas 2 – Josué e Calebe  - mantiveram o foco. Todos os outros 10 deixaram que o medo, as situações aparentemente apavorantes os desviassem da promessa, dos seus objetivos.
C) objetivo:
  Eles viram os gigantes que havia na terra e temeram, sendo os inimigos poderosos eles quiseram desistir sem ao menos tentar.
E) Obstáculos:
É assim que o inimigo vai agir com você, vai tentar colocar medo em você. Vai tentar dizer: esse emprego é difícil demais, esse casamento não tem mais jeito, seu filho é irrecuperável, isso não tem solução. Mas neste dia o Senhor quer levantar homens e mulheres como Josué e Calebe. Homens que são capazes de manter o foco, sabendo que o Deus que abriu o mar vermelho é poderoso para operar o sobrenatural, o impossível a seu favor. Por isso é importante que você tenha um planejamento, trace planos de como você vai caminhar e prosseguir para conseguir alcançar e manter o foco. Não deixe nada nem ninguém desviar você do seu objetivo, Invista nos seus sonhos, para que com a ajuda do Senhor eles se concretizem. O que é preciso para alcançar aquela faculdade ou aquele emprego dos sonhos? Estudar? Invista nos estudos. O que é preciso para recuperar o relacionamento com seus filhos, com seu marido? Passe mais tempo com eles. Invista tempo com as pessoas que são importantes para você. Aja! Não adianta ficar sonhando e achando que tudo vai cair na sua cabeça, em suas mãos de graça. Deus vai abrir o mar, mas pra isso você vai ter que começar a marchar primeiro. Faça a sua parte e deixe com Deus aquilo que só Ele pode fazer.

3º Amor:

O conceito de amor é amplo e se desenvolve em varias áreas de nossa vida: Qual é a importância de se ter o amor como base na reconstrução de uma vida plena?
“Suas complexidades estão nas relações interpessoais”.
Exemplos:
Viúva e mãe, 2 Rs 4:1
A) Poder motivador em tudo: 1ªco13: 7. Tudo sofre, crê, espera, suporta;
B) Não abre mão de nada: não desiste facilmente;
C) A importância do amor:
Col 3:14. Revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Gr; sundesmos: aquilo com o que se amarra, atadura, laço, ligado;
D) Esta acima de qualquer outra virtude cristã e dos Dons, etc...:
O caminho da excelência. 1ªco 13:13. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor;
F) Eu devo demonstrar isso nas atitudes:
Com as pessoas que convivem conosco, amigos e até com os que não gostam da gente. Rm 5:5. O amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado;
G) No perdão:
Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também Col 3:13.Mt 18:22 ,Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes;
B) Na tolerância:
Respeitando os espaços e os limites de cada um, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor Ef 4:2.
H) Na misericórdia:
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso Lc 6:36; Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia Mt 5:7.Amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios Mc12:33,.
I)  Nas atitudes:
 Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1ª Jo 4:20;
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros1ª Jo 4:11. Amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro, 1ª Pd 1:22 .

 4º Fé:

Sem fé é impossível construir, exatamente porque a fé é a capacidade de acreditarmos em algo que não vemos. Eu tenho um sonho, que é algo apenas idealizado na minha mente, em meu coração. Pode ser algo simples ou algo complexo, mas eu preciso crer, eu preciso ter fé, que é sim possível alcançar meu objetivo. Quem tem fé luta incansavelmente pelos seus objetivos. Quem te fé não desiste facilmente. Quem tem fé declara ao mundo espiritual que crê em um Deus que traz a existência aquilo que não existe.
Exemplos:
Sem fé a mulher do fluxo de sangue não teria sido curada. Ela creu de todo o coração que se apenas tocasse na orla de Jesus todo o mal iria embora. Mc 5:25-29.
Sem fé o cego de Jericó teria parado de clamar ao filho de Davi para ser curado e teria morrido cego! Mc 10:48;
Sem fé Moisés não teria feito sinais, prodígios e maravilhas em nome do Senhor! Ex 4:21;
Sem fé Davi não teria matado Golias!1 Sm 17:41.

Conclusão
O Espírito Santo quer encher seu coração de fé neste dia! A fé te capacita a vencer todos os obstáculos! A fé te ajuda a conquistar seus ideais e a reconstruir seus sonhos. Quando você tem fé, você agrada ao coração de Deus. E quando você agrada o coração de Deus, Ele faz infinitamente mais do que aquilo que você pediu ou sonhou.

 Luiz Carlos e Ângela kazmirski

Nenhum comentário:

Postar um comentário