domingo, 26 de abril de 2009

O Partir do pão.



O Partir do pão Lc 24:30. .(Emaús 11km de Jerusalém.) Lucas 24:35.Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido opão. Lc 24:30,31.E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.Abriram: Gr:dianoigo,1)os olhos e ouvidos. 2) abrir a mente de alguém,fazer com que compreenda algo. 3) abrir a alma de alguém,despertar em alguém a faculdade de entender ou o desejo de aprender. Reconheceram: Gr eiginoskop,tornar-se completamente conhecido,reconhecer,pela visão, audição, ou por certos sinais, reconhecer quem é a pessoa. 1-Pão um alimento básico do ser humano:No cotidiano.(Jesus na vida diariamente.) 2-O processo da fabricação:(Relembra o sacrifício de Jesus.) Gr;artos: alimento preparado com farinha misturada com água e assado.Os israelitas o preparavam como um bolo retangular ou arredondado, da grossura aproximada de um polegar, e do tamanho de um prato ou travessa. Por isso não era para ser cortado, mas quebrado.Pães eram consagrados ao Senhor.Pão usado nos ágapes ("festas de amor e de comunhão") na Mesa do Senhor.Partir: Gr:klao: quebrar,usado no NT para o partir do pão ou comunhão.
3-Um memorial do êxodo: Ex 12:5-8.1- Saída do Egito. Êxodo 23:15. Guardarás (a festa dos pães asmos: sete dias comerás pães asmos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de Abibe 2) mês da formação da espiga, época da colheita,mês do êxodo e da páscoa (março ou abril) (pois nele saíste do Egito). Ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias. Lc 14:15.Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. João 6:48.Eu sou o pão da vida. 4-Ultima ceia: Mt26:29.Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino do meu Pai.João 6:53.Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. João 6:54.Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:56.Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. João 6:57.Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. João 6:58.Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão de vossos pais que comeram e morreram: quem come este pão, viverá eternamente. Lc 23:33.Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram.LER:Is 53: 4-12..Lc 24: 6.Não está aqui, mas ressuscitou REF:Mat 26:26-30.Ap 19:5-9.
 Luiz Carlos Kazmirski é presbítero e Teólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário